Conheça o Papel do Perito no Tribunal
- Herman Manuel
- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2020

Com a crescente complexidade dos casos, particularmente aqueles que exigem a resolução de questões científicas ou técnicas, o testemunho pericial se tornou crítico para o sucesso do litígio.
A literatura moderna sugere que especialistas têm uma vantagem significativa sobre as testemunhas comuns ou factuais, porque somente testemunha pericial têm permissão para reflectir, opinar e pontificar. Especialistas pode fornecer uma ponte entre os factos particulares de um caso e os padrões de factos que podiam apenas ser observado e compreendido através de um estudo muito mais amplo e complexo.
No caso da psicologia, ter uma compressão mais detalhada da personalidade do individuo, permite estabelecer um nexo causal entre o comportamento do individuo e do facto em conflitos no fórum. O que pode permitir maiores esclarecimentos dos operadores de Direito sobre o fenómeno em discussão e promover um processo de tomada de decisão judicial mais justo e humanizado.
Especialistas geralmente são vistos como colaboradores positivos em processos judiciais. Este profissional se tornou um elemento importante em ensaios cíveis de alto risco, em especial no que se refere a analise de danos psicológicos. o juiz precisa entender que danos são estes, qual terá sido a causa e qual é o prognostico de melhoria.
O recurso a testemunha pericial é de extrema importância. Isto é verdade por uma grande variedade de razões, entre as quais a crescente complexidade de assuntos que constituem litígios modernos, bem como, os processos em constante mudança na regulamentação de práticas forense.
O uso hoje, de especialistas em julgamentos de tribunais é tão relevante hoje em dia que a questão dos litigantes geralmente não devia ser em pensar contratar ou não uma testemunha especializada, mas sim quantos empregar e onde encontrá-los.
Referência bibliográficas
Matson, J. Effective Expert Witnessing. 2013
Manuel, H. Psicologia Forense: A interface entre a Psicologia e o Direito. 2020. Disponível em : https://psicologiaforense.wixsite.com/e-book
Comments