top of page

Desvendando as Motivações Complexas por Trás de Comportamentos Sexuais Desviantes

  • Foto do escritor: Herman Manuel
    Herman Manuel
  • 30 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura


Prezados leitores,

 

Está em circulação pelas redes sociais um vídeo em que um homem coloca deliberadamente os seus órgãos genitais na boca de uma criança. Situação que tem gerado bastante revolta pela sociedade que clama por justiça em nome daquela criança, bem como de outras que têm sido vítimas de violência sexual.

 

Em meio a tanta indignação, a pergunta que não se cala por parte dos internautas é a seguinte: por que razão, um adulto faria isso com uma criança indefesa, chegando inclusive ao ponto de gravar um vídeo deste desprezível acto.

 

Bem, é sobre isso que vamos discutir hoje.

 

De acordo com meu humilde conhecimento sobre a literatura do comportamento criminal, discutiremos sobre algumas possíveis causas que levariam alguém a adoptar tal tipo de comportamento, dando destaque a perversão sexual a satisfação de desejos sexuais distorcidos, bem como outros problemas de saúde mental que podem nos ajudar a compreender com maior profundidade as dinâmicas complexas deste caso.

 

Motivação 1:  Perversão Sexual ou Desvio Parafílico Parafilia


Algumas pessoas podem ter perversões sexuais ou desvios parafílicos, que envolvem comportamentos atípicos e sexualmente perturbadores, tal como relações sexuais com animais, cadáveres ou crianças pré-púberes. O acto de filmar o abuso pode estar ligado a essa inclinação, pois o perpetrador busca gratificação sexual por meio desse comportamento, onde a exibição ou registro do acto é percebida como parte da perversão.

As origens dessas parafilias podem remontar a traumas, experiências sexuais distorcidas ou mesmo influências sociais inadequadas durante o desenvolvimento.

 

Motivação 2. Satisfação de Desejos Sexuais Distorcidos


O perpetrador pode ter uma compreensão distorcida de relações sexuais saudáveis e procurar realizar seus desejos sexuais de maneira inadequada, muitas vezes sem considerar o dano infligido à vítima.


A busca pela satisfação desses desejos, mesmo que prejudiciais e abusivos, pode ser influenciada por experiências passadas, exposição precoce e/ou excessiva a conteúdos sexuais inapropriados (pornografia) ou interações sociais que moldaram uma visão distorcida da sexualidade.


Motivação 3. Problemas de Saúde Mental


Distúrbios psicológicos, como psicopatia, transtornos de personalidade ou outros problemas mentais, podem influenciar o comportamento criminoso parecidos ao caso em avaliação. Isso pode afetar a capacidade do agressor de sentir empatia pela vítima (no caso a criança) ou remorso pelos actos cometidos.


Estes distúrbios mentais podem influenciar a percepção da realidade do indivíduo, levando a comportamentos abusivos. As origens desses transtornos podem ser multifacetadas, incluindo fatores genéticos, traumas infantis ou influências ambientais negativas.

 

Em suma, importa frisar que a nossa discussão apresenta apenas possíveis causas que poderia estar na base deste comportamento delitivo condenável, de acordo aos preceitos científicos que a psicologia criminal oferece. Esta análise é essencial para ajudar a comunidade a compreender os motivos subjacentes a comportamentos tão perturbadores. Entretanto, é fundamental ressaltar que para uma compreensão mais aprofundada e consequentemente um processo de tomada de decisão mais justo, existe a toda uma necessidade de lançar-se mão a uma investigação multidisciplinar, envolvendo psicólogos forenses, profissionais de saúde mental e outros especialistas legais.

 

Ao adentrarmos nesse campo delicado da psicologia criminal e forense, reforçamos a necessidade contínua de educação, sensibilização e um olhar crítico sobre as complexidades dos comportamentos humanos.

 

Com respeito,

 

Herman Manuel

Psicólogo Clínico e Forense

 
 
 

Commentaires


bottom of page