Perícia Para Avaliação de Danos Psíquicos. Como Funciona?
- Herman Manuel
- 15 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2020

A perícia no âmbito jurídico, é um acto voltado em especial no processo de avaliação (exame pericial) praticado por um ou mais profissionais de especializados nas áreas, habilitados técnica e legalmente para prestar informar ou auxiliar sobre matéria cuja competência é alheia a quem solicita a perícia, neste caso, o juiz, os advogados das partes e outros operadores de justiça.
As actividades periciais, realizadas no contexto jurídico, podem servir diversos propósitos, dentre os quais, avaliação de danos psicológicos.
A avaliação do dano psíquico/psicológico, é uma actividade psicológica de carácter pericial que permite avaliar a eventual existência de alterações psicopatológicas bem como os danos psíquicos/psicológicos, tais como limitações, alterações cognitivas e/ou comportamentais e/ou emocionais nas várias esferas da vida do indivíduo (pessoal, familiar, social, escolar e/ou laboral), após eventos traumáticos, bem como o eventual estabelecimento do nexo de causalidade entre evento e dano (Rovisnki, 2007).
Nos casos de acidente de trabalho, esta perícia permite avaliar, também, em que medida os danos psíquicos/psicológicos e as suas repercussões interferem e/ou limitam a capacidade de trabalho e de ganho do indivíduo.
Nos casos de assédio no trabalho, estas perícia facilita avaliar em que medida o modo de funcionamento do indivíduo e a sua personalidade contribuem para a eventual existência de danos psíquicos/psicológicos.
Outros eventos traumáticos que podem exigir, frequentemente, avaliação do dano psíquico/psicológico:
acidentes de trabalho
acidentes de transporte (atropelamentos, viação, ferroviário e outros)
acidentes desportivos
acidentes pessoais
agressões / violência doméstica / agressões sexuais
assédio no trabalho
procedimentos médicos e médico-cirúrgicos
É importante frisar que os objectivos desta perícia é aferir se existe ou não nexo de causalidade entre um evento e os danos psíquicos/psicológicos e sequelas existentes na pessoa. Esta perícia é, habitualmente, complementar da perícia para avaliação de dano corporal.
Referências
Rovinski , S. Fundamentos de Perícia Psicológicas Forense.
Manuel, H. Psicologia Forense: A interface entre a Psicologia e o Direito. 2020. Disponível em : https://psicologiaforense.wixsite.com/e-book
Comments