top of page

Podemos falar de psicopata em Angola?

  • Foto do escritor: Herman Manuel
    Herman Manuel
  • 12 de mai. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de jun. de 2020


No campo da ficção, os psicopatas vêm conquistado valorosos espaços. Até bem pouco tempo atrás, nas novelas, nos romances e nos filmes, torcíamos e nos identificávamos com os personagens do bem que, em geral, eram vitimados pelas diversas circunstâncias dos enredos, mas que se mantinham éticos e triunfavam ao final. Hoje, ficamos fascinados e atraídos pelos vilões e é para eles que dirigimos nossa torcida (Thanos,do filme os vingadores é um exemplo ).


Por outro lado, o elevar de crimes hediondos em angola, tem levado as pessoas a questionarem-se sobre o comportamento dos agressores, chegando mesmo a ponto de muitos afirmarem de que se tratam de pessoas anti-sociais, ou psicopatas se preferirmos. Por estas e outras, decidi trazer o presente artigo para elucidar sobre o assunto.


A Psicopatia, também associada a Sociopatia, tem sido relacionado ao protótipo do assassino em série ou pessoas que cometem crimes brutais, porém, nem todos pessoas que cometem crimes hediondos são psicopatas e nem todos os psicopatas chegam a ser assassino, ou mesmo fisicamente violentos!


A psicopatia não é um transtorno mental, mas sim um desvio de personalidade, causado por uma anomalia neurobiológica. Os psicopatas nascem ou desenvolvem uma lesão na zona do cérebro responsável pelas emoções, por isso apresentam grandes dificuldades em experimentar e respeitar os sentimentos.


Importa desmistificar esta ideia, porque podemos estar a lidar diariamente com um psicopata, sem termos a noção que aquela pessoa está realmente desajustada e que afinal, todas as intrigas, confusões, desacatos, mentiras e mal-estar causados pelo mesmo, não são apenas fruto de “mau feitio”. Há pessoas que só se apercebem que têm lidado de perto com um psicopata, momentos antes de uma fatalidade lhes acontecer.


Segundo Hare (1990), as principais características de uma pessoa psicopata são a ausência de culpa, mentiras excessivas e manipulações, egocentrismo, inteligência e ausência de afecto.


Se olharmos para literatura especializada no assunto, vamos perceber que grande parte deles não apresenta comportamento violento necessariamente, pelo contrário, são pessoas encantadoras, charmosas e agradáveis de se conversar. Grande parte nem chega a cometer crimes, mas chegam a causar intrigas a tempo todo ou manipular pessoas no intuito de atingir os seus objectivos a todo custo ou chamar atenção a sua grandeza. É comum ver eles nas vestes de grandes empresários que tudo faz para atingir o máximo lucro, de advogados, psicólogos, médicos e outras profissões que envolvem poder controle sobre os demais ou algum risco de vida.


Importa ressaltar, que não basta apresentar algumas características para descrevermos alguém como psicopata, tal como vemos muitas pessoas em média social fazer. Para sabermos se alguém é psicopata ou não, temos de recorrer a profissionais especializados na área (psiquiatras, psicólogos, neuro-cientistas e outros), que através de um conjunto de testes e técnicas podem oferecer um melhor diagnostico, bem como ajudar o individuo a adoptar um comportamento mais adaptativo. A ausência de instrumentos padronizados para diagnostico em Angola, a ausência de estudos precisos na esfera dos traços de personalidade dos angolanos, torna difícil a compreensão deste fenómeno na nossa realidade.


Portanto, é notório que a influência da Psicologia nas esferas de actuação jurídica é de suma importância. Podemos ressaltar, que sem o auxílio do psicólogo, fica evidente que os juízes não terão material necessário a fim de aplicar ao psicopata as reprimendas penais adequadas a sua condição psíquica.

Referencias bibliográficas

Hare R. The revised psychopathy checklist: reliability and factor structure. Psychol Assessment. 1990

Huss, M. Psicologia Forense. Pesquisa, pratica clínica e aplicações. 2011

 
 
 

Comments


bottom of page